Lavanda

Lavanda do gênero Lavandula e da família científica Lamiaceae. Comumente conhecida em Portugal como Alfazema e conhecidas em todo o mundo pelo seu maravilhoso cheiro.
Existem várias espécies como a Lavandula officinalis, a Lavandula luisieri, a Lavandula medicus, a Lavandula multifida e também a chamada Lavandula pedunculata.

Originária do clima solarengo e seco do Mediterrâneo, é um arbusto perene de porte médio com flores violetas ou azuladas, dependendo da época de floração. 
Planta resistente ao frio e ao calor. Ao nível do solo, esta planta gosta de solos bem arejados e água q.b, devemos evitar encharcar o solo e as suas folhagens.

Bastante usada em ornamentação de casas, tanto interior como exterior, pois estas belezas evitam a presença de insectos e parasitas em seu redor.
Encontramos a lavanda inserida em diferentes tipos de cosmética e produtos de limpeza de casa, pela sua doce fragrância e os seus poderes antissépticos.

 

Como é que ela nos ajuda em casa, perguntam vocês?

Aspecto energéticos:

1- Fornece tranquilidade aos espaços
2- Traz paz de espírito à casa
3- Aumenta a nossa compreensão para com o outro
4- Energia de centramento e concentração
5- Remoção de energias densas (banho)
6- Ligada ao nosso 5ºchacra, Laríngio
7- Eleva a nossa energia e a da casa para estados doces e amenos

Aspectos físicos:

1- Chás:
    – Asma
    – Tosse
    – Bronquite
    – Sinusite
2- Tratamente do couro cabeludo
3- Limpeza, hidratação da pele
4- Acalma as dores de barriga
5- Alivia dores reumáticas
6- Exelente cicratizante
7- Melhor soporífero do mundo.

A utilização desta planta no quarto favorece a um sono leve e fácil, pois acalma o nosso nível energético com a libertação da sua fragrância ao longo do dia. Se optarem por usar óleos essenciais, primeiro certifiquem-se que o óleo é de extrema qualidade e segundo apliquem umas gotas na vossa almofada e vão sentir a diferença na qualidade do sono. 

Em ambientes sociais da casa, esta planta irá favorecer a comunicação entre os seus habitantes, estando ela ligada ao nosso 5º chacra, o da garganta, que é responsável pela comunicação, expressão, sonhos e concretizações, fará o desbloqueamento de palavras a serem ditas mas evitando que o façamos de forma impulsiva e ajuda-nos a escolher o melhor momento para trazer um tema à mesa.

Vai ser a nossa Rainha da colecção de Primavera!

Fiquem atent@s!

Beijos
Carolina Stoffel

Deixe uma resposta