Orquídea

Orquídea do gênero Phalænopsis, é um dos milhares de parentes da família Orchidaceae. Em Portugal, conhecemos esta menina por orquídea borboleta ou apenas orquídea, pois é a mais comum de se encontrar.

De origem asiática, esta princesa gosta de ambientes interiores onde haja bastante luz solar indireta. Prefere ambientes mais húmidos do que secos, pois em ambientes secos as suas flores tendem a cair prematuramente.

O substrato da orquídea não é a comum terra de todas, mas plantas, pois as raízes das orquídeas precisam de mais espaço e por vezes tornam-se aéreas. Podemos encontrar no mercado substratos preparados ou podemos fazer o nosso.
O substrato de orquídea não é nada mais nada menos que uma mistura de: cascas de pinheiro (ou outras), fibra de coco (ou musgo sphagnum) e perlite (ou cortiça), tudo em partes iguais.

Relativamente à rega só matamos esta orquídea se quisermos muito, só regamos esta menina quando ela nos mostrar as raízes sem a sua cor verde ou se as notarmos mesmo secas. Com excesso de regas esta menina passa para o lado de lá, pois vamos apodrecer as suas raízes.

Como é que ela nos ajuda em casa, perguntam vocês?

Aspecto energéticos:

1- Associado a qualquer Guá, pois usamos as propriedades da cor que cada orquídea possuí.
2- Eleva a nossa energia
3- Sensação de: 
       – prazer
       – relaxamento
       – calma
4- Usada em cromoterapia para potencializar as emoções
5- Beneficiam a família e o amor
6- Possuí a beleza feminina com a ligação ao lado oculto 

Aspectos físicos:

1- Usadas em fitoterapia para tudo o que envolva sistema respiratório
2- Usada em tratamentos renais
3- Usada em tratamentos sistema digestivo
4- Usada em tratamentos oculares
5- Fragrâncias usadas em perfumes
6- Associada ao combate de radicais livres e por isso usada em cremes para a pele

Esta planta trabalha simultaneamente o nosso corpo físico como o nosso corpo espiritual, tem em si o poder de ajudar na resolução de questões depressivas, ansiedade, medo e insegurança. 


Cada cor de orquídea possuí um significado intimamente ligado ao poder das cores e à cromoterapia. Convido-vos a ler e escolher (algumas das cores) qual ou quais cores acham que ressoam em vocês e nas vossas casas!

Se quiserem descobrir onde se encontra cada Guá na vossa casa entrem em contacto. 😉

Boa viagem 🙂 

Orquídea Lilás: ligada ao amor e ao romance, bem como ao amor próprio ou amor familiar. Representam dignidade e purificação. Sentimentos bons. Podem ser usadas no Guá da Espiritualidade. No entanto esta cor é indicada para zonas sociais como: salas de jantar e/ou estar. 

Orquídea Rosa:  simbolizam graça, alegria e felicidade, inocência e feminilidade. Adicionar uma orquídea deste tom à zona onde nos maquilhamos dar-nos-á aquela sensação de princesa da Disney no seu tocador, aumentando a nossa autoconfiança e o nosso amor próprio.

Orquídea Vermelha: flor do desejo, força e coragem. Símbolo da riqueza e da sofisticação, pode ser usada no Guá do Sucesso, ou no escritório onde trabalhas.

Orquídea Branca:  representa o amor puro, humildade e inocência, usada para ajudar na harmonização e união do lar, limpeza astral. Pode ser usada no Guá da Amizade e da Criatividade e indicadas para estarem em zonas familiares da casa como salas jantar e/ou estar.

Orquídea Amarela: representa as conquistas financeiras e a prosperidade. Representa ainda a alegria e os novos começos. Podem ser colocadas no Guá da Prosperidade ou locais como escritórios ou cozinha.

 

Beijos
Carolina Stoffel

 

 

Deixe uma resposta